logótipo Super Bock


Tens mais de 18 anos?



Estamos a caminho

A partir do estudo da pegada de carbono total, mais próximos estaremos da neutralidade total da cadeia de valor.

Na nossa agenda sustentável, as prioridades passam pela descarbonização – com o ano de 2030 no horizonte – e pela implementação de energia solar em terrenos contíguos às nossas instalações, disponibilizando à comunidade, num raio de 4 km, o excedente da energia produzida.

O Roteiro para a Descarbonização integra a cultura de sustentabilidade do Super Bock Group (critérios ESG – Ambiental, Social e Governança Corporativa). Vem apoiar a transição energética e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 7 e 13) das Nações Unidas.

17 milhões €

Investimento previsto até 2028/30

  • Parte ligado à substituição de energia elétrica – que representa um terço do nosso consumo de energia – por Energia Solar.
  • E o restante investimento afeto à alteração da geração de energia térmica – dois terços do consumo de energia da empresa – substituindo o gás natural por energia térmica verde e, assim, contribuir para a redução das emissões de CO2.

Permitirá atingir a neutralidade (scope 1 e scope 2): primeiro, na sede e na fábrica de cervejas de Leça do Balio, em 2028; nas restantes unidades do Grupo (Pedras Salgadas, Vidago, Castelo de Vide, Ladeira de Envendos e Santarém), em 2030.

Mas o caminho é também feito de contribuição para a neutralidade na cadeia de valor. Por isso, está em estudo a pegada carbono total (incluindo o scope 3).

PASSOS CONCRETOS | Energia Solar

Instalação de mais de 20 mil painéis solares nas seis unidades do Grupo:

  • Área total superior a 60.000 m2
  • Redução das emissões vai ultrapassar as 4 mil toneladas de CO2 por ano

Estes painéis solares vão ficar maioritariamente instalados em Matosinhos (Leça do Balio), concelho onde a empresa tem a sua sede e a fábrica de cervejas, que já é best in class nos domínios da eficiência energética, de qualidade e serviço.

O investimento estende-se ainda às restantes unidades industriais do Grupo, em Pedras Salgadas, Vidago, Castelo de Vide e Envendos.

Disponibilização de energia produzida para Comunidades no Norte e Centro do país:

  • Um projeto com impacto significativo, que tem também em curso políticas e soluções para o concelho alcançar a neutralidade carbónica em 2030. Neste nosso compromisso com a autarquia e a comunidade desta geografia, contamos com o apoio das empresas locais na área da sustentabilidade

 

O conjunto de painéis solares instalados pelo Super Bock Group

VAI PRODUZIR 16.000 MWh/ANO

62%
AUTOCONSUMO

Da energia produzido, o autoconsumo da nossa fábrica não irá além dos 62%

5G WH/ANO DA ENERGIA

A parte excedentária (cerca de 5G Wh/ano) vai ser direcionada para consumo nas Comunidade de Energia, num raio de 4 km das nossas instalações em Matosinhos (Leça do Balio), onde se situa a nossa principal fábrica, nos Centros de Produção de águas minerais naturais em Castelo de Vide, Ladeira de Envendos e Pedras Salgadas, na central de logística em Santarém e nas duas unidades hoteleiras, Pedras Salgadas Spa & Nature Park e Vidago Palace Hotel.

  • A energia limpa será partilhada com até 5.900 empresas e famílias que poderão beneficiar de uma redução de até 33% no custo da energia.

Ao disponibilizar a energia excedentária, o Super Bock vem também por esta via compensar as suas emissões de gases com efeito estufa, procedimento que está em linha com outros projetos da empresa noutras regiões.

PROJETOS DE IDT EM PARCERIA EXTERNA

  • PRR: SBB Goes Green
  • PRR: VMPS Goes Green

Pedras Salgadas

Pedras Salgadas

Projeto de restauro ecológico dos terrenos contíguos ao PEDRAS SALGADAS Spa & Nature Park

Com o apoio da ANP|WWF, esta intervenção visa expandir o espaço arbóreo de 20 para os 26,3 hectares, e inclui o restauro ecológico dos terrenos, seguindo uma lógica agroflorestal para recuperação dos solos e o aumento da capacidade de retenção de água, além de permitir um sequestro anual de CO2 entre 25 e 69 toneladas.