Sustentabilidade
Honrar o passado
em nome do futuro
O nosso compromisso com as novas gerações e futuro do Planeta está na essência do Super Bock Group. Este vínculo que assumimos desde o início tem como alicerces os três pilares da sustentabilidade: o social, o económico e o ambiental. Fundamentos que estruturam o pensamento e a ação do Super Bock Group no contexto das suas atividades empresariais e na esfera da sua cidadania.
CADEIA DE VALOR
A nossa cultura de compromisso percorre toda a cadeia de valor, desde as matérias-primas aos materiais de embalagem, percorrendo o universo de Clientes, Parceiros e Consumidores – sem esquecer, naturalmente, os nossos Colaboradores.
Juntos, trabalhamos na otimização de recursos. Na valorização das matérias-primas. Na qualidade e na segurança das pessoas, do trabalho e dos produtos. No acompanhamento do ciclo de vida das embalagens. E no apoio e desenvolvimento das comunidades.
INTERNO
//Investigação, Inovação e Desenvolvimento
//Parcerias com Universidades
//Iniciativa Acidentes Zero
//Gestão de Fornecedores
//Ecoeficiência de Embalagens
A JUSANTE
// Reciclagem de Embalagens de Uso Único em coordenação com a Sociedade Ponto Verde (SPV)
// Promoção de embalagens retornáveis (garrafas ou barris)
// Iniciativas de Promoção do Consumo Responsável
// Participação ativa nos Cervejeiros de Portugal
// Participação na Circular Drinks, associação fundadora do SDR Portugal
// Planeamento estratégico e operacional para maior eficiência e menor impacto nas cadeias de valor
A MONTANTE
//Programas de Apoio à Produção de Cevada e Lúpulo
//Iniciativas de Redução de Consumo de Materiais (PET, vidro, cartão)
Fornecedores
-
83% de Fornecedores Nacionais
-
17% de Fornecedores da União Europeia (UE)
Matérias-primas
-
Mais de 60% das nossas necessidades são supridas em território nacional, registo que, no caso das embalagens, supera os 80%.
Cervejas
-
30% a 40% da cevada é adquirida a produtores nacionais.
-
100% do lúpulo produzido em Portugal, proveniente da região de Bragança, tem como destino o fabrico de algumas variedades da nossa gama Seleção 1927.
Dinâmica sustentável
MALTIBÉRICA,
ANOS 90
Nos anos 90, a Maltibérica surge como projeto pioneiro em Portugal ao promover uma fileira da cevada dística para malte, numa clara aposta no potencial dos agricultores portugueses.
100%
NACIONAL
Em 2006, o lançamento da Super Bock Mini constitui um marco relevante na história do mercado cervejeiro em Portugal: é a primeira cerveja a ser produzida com malte de cevada 100% nacional, proveniente das regiões do Alentejo e Ribatejo.
POUPANÇA
= REDUÇÃO
Nos processos de redução de vidro, em 2022, poupámos 3.000 ton de vidro, o que equivale à redução de 1.200 ton de CO2.
REDUZIMOS
O PLÁSTICO
A inovação tecnológica focalizada nas embalagens é um desafio permanente e frutuoso: em parceria com a Logoplaste, conseguimos reduzir a gramagem do plástico (PET) nas garrafas de águas lisas.
100%
PLÁSTICO RECICLADO
Vitalis 1,5 L é a 1.ª garrafa produzida a partir de plástico 100% reciclado (o seu fabrico incorpora mais de três garrafas de plástico de 33 cl), sendo também integralmente recicláveis a tampa e o rótulo. Esta inovação veio reduzir a utilização de novo plástico em mais 6,3 toneladas por ano.
Parcerias e compromissos
O Super Bock Group estabelece uma ponte de diálogo regular com diferentes parceiros institucionais, desde logo no campo associativo, que intervenham em áreas que consideramos prioritárias: Educação, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão e Promoção da Cidadania.
PILAR ECONÓMICO
PILAR AMBIENTAL
PILAR SOCIAL
Juventude de Pedras Salgadas
Com a FIPA
Junto com a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), assumimos a “Reformulação nutricional e informação aos consumidores”.
Um propósito que se desdobra em cinco compromissos das empresas da indústria agroalimentar, visando orientar a comunidade para a melhoria da sua alimentação e promover a saúde.
Disponibilizamos aos consumidores uma gama diversificada de produtos com diferentes composições nutricionais, que permitem uma escolha mais consciente e informada.
As embalagens dos nossos produtos incluem (por porção) informação sobre os nutrientes-chave em linha com as preocupações da saúde pública. Sempre que essa inclusão não for possível (devido a limitações de espaço ou ao tipo de embalagem) asseguraremos que a informação será disponibilizada por outras vias (websites, folhetos, linhas de apoio, etc).
Para dar a maior abrangência possível a este compromisso, as empresas do setor agroalimentar subscreveram um documento conjunto entre a FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares) e a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes), para o qual se remete.
Seja através das comunicações de marketing ou em colaboração com as autoridades públicas e outros parceiros, assumimos o compromisso de promover o aumento da consciencialização dos consumidores para as dietas equilibradas, bem como ajudar a incrementar a prática de atividade física e a adoção de estilos de vida mais saudáveis – incluindo nos locais de trabalho.
Disponibilizamos o nosso tempo, conhecimento e recursos para apoiar parcerias público-privadas que visam atingir os objetivos nacionais deste contrato cívico que se cumpre pela cidadania ativa.
Estamos conscientes da dimensão dos desafios assumidos e da necessidade de trabalhar em conjunto com o Governo, nomeadamente com o Ministério da Saúde, que tutela a Plataforma Nacional Contra a Obesidade, o Ministério da Educação e a Presidência do Conselho de Ministros, associações profissionais e outros parceiros institucionais.
Com a APAN
O Super Bock Group assinou a Carta de Compromisso da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) sobre “Publicidade dirigida a Crianças”, pela qual assumimos o compromisso de implementar um conjunto de medidas voluntárias.
- Abster-se de publicitar géneros alimentícios a crianças menores de 12 anos, através da televisão, publicações e Internet, excetuando-se os produtos que preencham critérios nutricionais que tenham por base evidências científicas aceites e/ou recomendações nutricionais, nacionais ou internacionais, aplicáveis.
- Abster-se de efetuar comunicação comercial relacionada com produtos alimentares em escolas do primeiro ciclo, exceto quando especificamente solicitada pela [ou acordada com] a escola e se destinar a fins educativos.
Com os Cervejeiros de Portugal
O Super Bock Group subscreveu um acordo de monitorização sistemática de toda a comunicação comercial, pelo Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP).
Firmado no âmbito do Código de Autorregulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial (Protocolo ICAP/Cervejeiros de Portugal), este acordo visa:
- Fixar princípios éticos e de responsabilidade social, de forma a evitar que sejam feitas insinuações de êxito social, sexual ou desportivo por meio ingestão de bebidas alcoólicas.
- Impedir a comunicação dirigida a menores ou a incitação do consumo de produtos destinados a maiores de 18 anos por menores e evitar promoções que incentivem, entre outros, o comportamento irresponsável e o consumo abusivo de álcool.